Considerada uma das fazendas pantaneiras mais procuradas pelos viajantes, a Fazenda San Francisco é um empreendimento turístico administrado pela mesma família há várias gerações e fica a 163 km de distância de Bonito, 90,2 km de Bodoquena e 207,4 km da capital do Estado, Campo Grande.
Então, que tal aproveitar sua visita à Bonito Mato Grosso do Sul para fazer turismo no Pantanal? Sim, é muito fácil de conhecer a maior planície inundável do planeta. Basta deixar um tempinho da sua programação destinado a essa atração.
O roteiro desse passeio no Pantanal Sul é completo e foi pensado para proporcionar um dia inesquecível com o que há de mais incrível de nossa fauna e flora!
Entretanto, ao confirmar essa atividade você precisa estar ciente de que será preciso acordar bem cedo nesse dia, pois uma das regras dessa atração é chegar até às 08:00 hs da manhã na fazenda!
Em função disso, caso esteja de carro próprio, recomenda-se sair da cidade de Bonito MS em torno de 05 ou 05:30 hs da manhã no máximo.
Com relação à duração, esse é um passeio de 1 dia inteiro no Pantanal, pode ser indicado tanto para adultos como para crianças, já que a região é considerada por especialistas um excelente local para a observação da vida silvestre, como o cervo do pantanal, felinos e aves, atualmente com mais de 300 espécies registradas oficialmente.
As atividades principais do passeio de Day Use na fazenda San Francisco são o Safári Fotográfico para observação de animais e o Passeio de Chalana no Corixo São Domingos.
Além desse dois, que são os passeios principais do roteiro, a programação também inclui uma caminhada através de uma trilha curta pela mata ciliar do Rio Miranda e uma pescaria de piranha no barranco com varinha de bambu, (que acontece somente em algumas épocas do ano por causa da piracema).
Entre as atividades, na hora do almoço há um intervalo para descansar e repor as energias. O almoço é servido na Cantina Pantaneira com pratos típicos da culinária local e comida caseira.
O passeio termina no final da tarde por volta das 16:30, 17 horas. Na despedida, para deixar um gostinho da cultura pantaneira podem experimentar um delicioso caldo de piranha!
A chalana é uma espécie de barco com o fundo chato tradicionalmente usado para transporte de mercadorias e pessoas pelos rios do pantanal mato-grossense.
Na Fazenda San Francisco, o passeio de barco é feito pelas águas do Corixo São Domingos, um dos afluentes do Rio Miranda.
É comum avistar muitas aves durante o passeio, garças, biguás, socós e até o tuiuiú, considerado a ave símbolo do Pantanal.
Também é frequente que os visitantes fiquem muito próximos dos jacarés, das lontras e até mesmo das ariranhas durante o passeio de chalana!
Os felinos não são facilmente avistados durante o day use! Encontrar com um desses exige sorte, mas acontece quando menos se espera!
A onça pintada, uma espécie que se destaca entre os biomas brasileiros, é um animal de hábitos noturnos, portanto, para os visitantes que puderem pernoitar na pousada da fazenda e incluir o opcional de focagem noturna, certamente, as possibilidades desse encontro vão aumentar.
O Passeio de Chalana é realizado no Corixo São Domingos – um braço do Rio Miranda. Neste passeio é possível visualizar aves que vivem nas margens dos rios, como o martim pescador, biguás, garças, socós, gaviões e muitas outras aves.
A San Francisco está a 100 km de distância do "Buraco das Piranhas", que é o nome do trevo que dá acesso à Estrada Parque Pantanal - uma trilha que aberta pelo Marechal Rondon no sec. XIX e que servia pra ligar Miranda a Corumbá - atualmente uma unidade de conservação ambiental que atrai visitantes do mundo todo.
Os monitores dos passeios na San Francisco estão entre os principais destaques da propriedade. Muitos deles são realmente pantaneiros nativos, outros o são de coração!
Certo é que quem conhecer o Pantanal através do olhar dessas pessoas, completamente apaixonadas pelo local e que fazem o trabalho com dedicação faz toda diferença!